Um exame da vida politica do advogado e ex-deputado federal e estadual Celso Barros Coelho, este é foco do Livro Política – Tempo e Memoria. “Faço um itinerário politico e sentimental, na política lembro toda a minha vida desde a cidade de Benedito Leite no Maranhão”.
Celso Barros frisou que a vontade de escrever o livro aos 93 anos de idade é dar um testemunho politico de sua vida. O autor ressaltou que o foco foi retratar a sua luta em prol da democracia, liberdade de justiça social e o combate a ditadura militar. “Meu livro conta esta história e espero alcance o objetivo colimado”, reforçou
O lançamento ocorreu na sexta-feira (08) no cine teatro da Assembleia Legislativa com a presença de políticos advogados, magistrados e intelectuais. Na solenidade participaram o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themistocles Filho, o presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Luís Lobão, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Edvaldo Moura, e presidente da Academia Piauiense de Letras, Nelson Nery Costa.
O autor foi apresentado pelo ex-deputado federal Constituinte Jesus Elias Tajra. “O Celso já apresenta por ele mesmo e me pediu para fazer esta apresentação”, disse. Sobre a obra ele afirmou neste livro o autor resolveu falar de si. “Ele sempre escreveu muito sobre temas e personalidades, agora do alto dos seus 93 anos resolveu falar de si mesmo narrando a sua atividade desde a sua infância e sobressaindo-se na atividade política”, pontuou ex-deputado
O jornalista e imortal da academia piauiense de letras Zózimo Tavares fez a apresentação da obra. Ele afirmou que a obra é a trajetória de Celso Barros na atividade pública como político. “Ele recupera toda atuação dele como parlamentar e sua vida nas cidades de Pastos Bons e Benedito Leite e depois de sua vinda a Teresina para estudar”, salientou. Zózimo completou que o livro passa também pelo resgate de episódios importantes da vida politica no Piauí no Brasil e no mundo.