11 maio 2017
Comentários  0
11 maio 2017, Comentários  0

Por Enfoque Jurídico

Álvaro Fernando Mota – Advogado*

Uma das cenas mais emblemáticas da vida de Celso Barros Coelho é aquela em que o adolescente acompanhava o pai, tangendo a carroça lotada de madeira, para a construção do teto do edifício da Prefeitura Municipal de Pastos Bons, sua terra Natal, hoje sede da Academia de Letras, História e Ecologia de Pastos Bons, que preside. Este é o cenário que ele costuma narrar em conversa com os amigos.

Depois a vida o levou para os estudos religiosos, a educação no Diocesano, mas o sacerdócio católico não o encantava, preferindo o humanismo das lições dos grandes filósofos e latinistas, dos consagrados cultores do Direito Universal.

Pastos Bons, Uruçuí, Teresina foram os estágios, até se transformar, bacharel em Direito, no mais respeitável advogado da região.

Daí para a frente foi uma sucessão de vitórias. Das audiências civis do Tribunal do Juri, da sala de aula para as auditorias, das aulas programadas às conferências temáticas.

De repente, o advogado somava-se ao líder classista, Presidente da OAB, membro do Instituto dos Advogados e da Academia de Letras Jurídicas. Surge o político vocacional, cujas ideais firmes, liberdade de opinião e autonomia ideológica levaram o regime a cassar seu mandato de Deputado.

Anos depois retorna ao parlamento com a mesma firmeza, agora bem mais preparado para o debate das ideias. Deputado Federal, foi o Relator do Direito dos sucessões na Carta Magna da República. Outra característica se impõe: O intelectual, o acadêmico, o orador, o conferencista, o pensador de largos e fascinantes recursos.

Presidiu a OAB, Presidiu a Academia Piauiense de Letras; Preside hoje a Academia de Letras de Pastos Bons e se mantém firme, diariamente, ditando, aconselhando, orientando assessores e estagiários no escritório que dirige.

Igualmente emblemático é o fato de filhos e netos terem optado pelo Direito. São advogados importantes e respeitados, seguindo os passos do pai e avô, um exemplo a ser seguido por todos.

Uma lição obtida das conversas e reflexões com o grande advogados é que ele não evoca o passado como um saudosista desencantado pelo contrário, quando se refere ao passado é para expor o aprendizado de vida e somar experiências existenciais ao presente. E ao lidar com o presente, Celso Barros Coelho estende o olhar para o futuro, sonhando com dias melhores para todos.

Um homem que nunca perdeu a capacidade de sonhar, fato que rejuvenesce suas ideias e mantém o ideal de continuar à frente dos grandes desafios.

Ao festejar 95 anos de intensa e produtiva existência, recebe a veneração de sua vasta legião de admiradores, não apenas advogados, mas de todos os segmentos de inteligência do país.

1-alvaromota-j

Álvaro Fernando da Rocha Mota é advogado. Ex-Presidente da OAB-PI. Presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

 

 

 

 

Disponível em: http://teresinadiario.com/colunas/enfoque-juridico/celso-barros-completa-95-anos/

Comments are closed.